Depoimento Austrália


A nossa colega Larissa Trindade Bulhões, Mora na Austrália e esta lá desde Abril de 2008, ou seja faz 1 ano. A princípio escolheu Austrália por ser um país com um clima tropical, muito parecido com o Brasil. "Eu sempre quis viajar para fora do Brasil", e quando ela seu irmão e o namorado decidiram viajar trabalharam para isso, "trabalhamos 1 ano e meio, ajuntamos a grana e aqui estamos nós!" Diz Larissa.

Pra ser bem sincera eu tinha um outro conceito em relação a tudo o que estou vivendo aqui na Austrália, na realidade eu achei que seria muito mais divertido, ate o momento que cheguei aqui e percebi de que não é só diversão, e consegui entender porque as empresas valorizam as pessoas que fazem intercâmbio.
Logo quando cheguei já tive que pagar aluguel, na época trouxe pouco dinheiro, então no 3º dia eu já estava trabalhando, limpando casas, e pra falar a verdade, foi bem difícil aceitar no início, mas precisava de dinheiro e já sabia que pra estrangeiros aqui na Austrália outro tipo de emprego era bem difícil, logo depois consegui um emprego de Kitchenhand “lavando louças”, neste sim eu comecei a dar valor à vida, afinal como dizemos aqui na Austrália, trabalhar de Kitchenhand é ter a visão do inferno, é super pesado, porém estou conseguindo um dinheirinho. Estou guardando dinheiro, mas também já adquiri muitas coisas aqui, apesar que tudo, exatamente tudo o que conseguimos neste país é com muito e muito sacrifício. Outro obstáculo bem difícil é a língua.

Imigração e Residência representam a mesma coisa, ou seja, a pessoa não tem vínculos com a Austrália, um residente não pode recorrer aos benefícios do Governo (auxílio família, auxílio maternidade, auxílio desemprego, mesada para estudantes, ajuda de aluguel, crédito educativo, aposentadoria, e outros) estes só estão disponiveis após 2 anos comprovados como residente Legal, e então você pode vir a se tornar Cidadão, que é outra coisa completamente diferente...
Como residente, você tem o direito de sair e voltar para Austrália, mas não se esqueça de solicitar um visto de retorno (Resident Returning Visa) antes de sair, e verifique o período que você pode ficar fora da Austrália sem perder o Visto!
O custo de vida de estudantes internacionais em média na Austrália é de aproximadamente A$ 300,00 por semana em:
1. Acomodação;
2. Alimentação;
3. Laundry (lavar roupas) ;
4. Transportes;
5. Telefonia.
Mas podem haver variaoções como por exemplo, Adelaide é uma das capitais australianas com o menor custo de vida. O pacote de gasto semanal em aluguel, combustivel, transporte, alimentação e entretenimento na capital do South Austrália pode ser ate 30% mais barato que Sydney.
Um estudante pode trabalhar até 20 horas por semana em época de aula e período integral em períodos de férias se um visto com direito a trabalho for concedido e algumas instituições também oferecem agência de empregos, para facilitar segue sites de empregos que poderão ajudá-los.
Lista de sites de empregos na Austrália

Mais informações no site http://www.australiabrasil.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Editorial

Em geral, as pessoas já ouviram falar sobre intercâmbio. Mas será que todos sabem ao certo o que significa? Essa palavra é bem abrangente, mas tem um significado simples: TROCA.
Pode ser uma troca de experiências, troca cultural, troca comercial, ou seja, pode ter uma infinidade de sentidos. Porém, segundo o dicionário, o termo engloba relações comerciais ou culturais entre nações.
Fazer um intercâmbio hoje é uma alternativa conveniente para quem quer aperfeiçoar uma língua, crescer profissionalmente e pessoalmente. Com isso, o número de estudantes que investem nessa alternativa é crescente, devido a percepção positiva que eles vem tendo sobre tal experiência. Já que nos últimos tempos as pessoas estão entendendo a necessidade de se fazer um programa no exterior. Elas sabem que isso serve para uma especialização profissional, ou até para se posicionar melhor no mercado.
Estudar no exterior significa ganhar, em alguns meses, o conhecimento que demoraria muitos anos para ser adquirido. Viver na casa de uma família, por exemplo, significa muito mais que hospedar-se. É a oportunidade de viver como um cidadão daquele país, conhecendo novos hábitos de vida, convivência familiar, costumes alimentares e lazer, vem daí a expressão 'adquirir crescimento pessoal'.
Intercâmbio é uma experiência única. Seu patrimônio para toda a vida.


Participe ...

Envie a sua história para:

rp_pp_09@hotmail.com

Fique à vontade para nos enviar comentários, sugestões, reclamações e dúvidas.

Beijos e Até Logo!


Em qual país você gostaria de fazer intercâmbio?

Na sua opnião qual é a importância do intercâmbio hoje: